domingo, 6 de fevereiro de 2011

Bábás


250 g de farinha
120 g de margarina
50 g de açúcar
4 dl de natas
1,2 dl de leite
1 ovo
30 g de fermento
Margarina para untar
Farinha para polvilhar

Para a calda:
500 g de açúcar
1 dl de rum
1 casca de limão
2,5 dl de água

Peneire a farinha para uma tigela. Amorne o leite, junte-lhe o fermento, mexa até dissolver, junte-o aos poucos à farinha e amasse bem até formar uma bola. Faça um corte em cruz na massa e deixe repousar durante 10 minutos.

Decorrido esse tempo, junte o açúcar e o ovo e amasse bem. Acrescente por último a margarina previamente derretida, amasse muito bem e deixe levedar durante 1 hora ou até ficar com o dobro do tamanho.
Unte 10 formas de empadas com margarina e depois polvilhe-as com farinha. Divida o preparado pelas formas e deixe levedar mais 15 minutos. Depois leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 25 minutos, espete um palito para verificar se estão totalmente cozidos e retire do forno.
Faça a calda: Junte o açúcar, a água, a casca de limão e o rum num tachinho, leve ao lume e deixe ferver até ficar em ponto de xarope.

Desenforme os babás, passe-os pela calda até que fiquem completamente ensopados e abra-lhes depois uma cavidade pequena no meio . Bata as natas em chantilly bem firme e, com um saco de pasteleiro com boquilha frisada, recheie os babás. Sirva-os decorados com a tampinha.

4 comentários:

joana disse...

YUMMY

Unknown disse...

Ai que delicia! Vou guardar esta receita para experimentar um dia destes :) *

Bichinha disse...

E ficou tão perfeito. Vou levar a receita :)

Patricia Alexandre disse...

bábás???? ai babo babo :)
nham nham nham...ai pá o que eu fui encontrar logo de manha....o teu blog é uma delicia